20/01/2009

Suns iguala o recorde da maior desvantagem no intervalo


Sim, este placar no intervalo estava correto: Boston 64X34 Phoenix. Para o Suns, de Shaquille Oneal (foto), isso igualou a maior desvantagem no intervalo que eles já sofreram em todas as 3.287 partidas em sua história; em 03/01/1975, o trio Bob Love/Chet Walker/Nate Thurmond do Bulls tinha uma liderança de 75X45 no intervalo sobre o trio de Charlie Scott/Curtis Perry/Keith Erickson do Suns.

Novamente, o Raptors não vence com uma liderança de 10+ pontos


O Raptors, de Chris Bosh (foto), assegurava uma liderança de 51X40 contra o Atlanta ao final do 1º tempo, mas não aguentou e o Hawks levou a vitória por 87X84. Isso marcou a 11ª vez nesta temporada que o Toronto perdeu 1 partida onde possuía uma vantagem de 10+ pontos, a maior quantidade de derrotas deste tipo por qualquer equipe da NBA. Este total também igualou o número de derrotas desta natureza que o Raptors sofreu ao longo de toda a última temporada.

Duhon se livra da pressão de um arremesso corajoso no final


A bandeja de Chris Duhon (foto), com apenas 30 segundos para o final da partida no 4º período, deixou o Knicks com uma vantagem de 99X98 e então, ele & Nate Robinson converteram lances livres decisivos na vitória do New York por 102X98 sobre o Bulls. O arremesso de Duhon foi seu 1º em 10 tentativas nesta temporada, nos últimos 2 minutos do 4º período ou de uma prorrogação, com as equipes separadas por 3 ou menos pontos. Até antes desta partida, Duhon estava empatado com Ron Artest pela maior quantidade de arremessos deste tipo, sem ter convertido ao menos 1 nesta temporada da NBA.

Ginobili de volta aos holofotes


Manu Ginobili (foto) converteu 1 par de arremessos de 3 pontos em posses seguidas no 4º período, transformando uma diferença de 1 ponto em uma liderança de 5 pontos, onde o Spurs derrotou o Bobcats por 86X84. Até esta partida, Ginobili tinha convertido apenas 32,1 % dos arremessos de 3 pontos no 4º período nesta temporada, após converter 40 % ou melhor nessa categoria em cada uma das 5 temporadas passadas. Somente 1 outro jogador na NBA converteu, no mínimo, 40 % de seus chutes de 3 pontos no último período (mínimo de 10 arremessos convertidos) em cada uma das 5 temporadas anteriores: Brent Barry.

E o 1º arremesso vencedor de CP3, também!


Chris Paul (foto) não têm tanto tempo de NBA quanto Dirk Nowitzki, mas eles registraram seus primeiros "buzzer-beater" vencedores na NBA no mesmo dia. Para Paul, isso aconteceu apenas no 1.688º arremesso de sua carreira, dando ao Hornets o triunfo por 103X100 sobre o Pacers.

Um Yao atarefado


Yao Ming (foto) foi um companheiro ocupado na vitória do Rockets por 115X113 sobre o Nuggets. Ele anotou 31 pontos em 30 minutos, apesar de cometer 6 erros e 5 faltas pessoais. Foi a 1ª partida em mais de 1 ano, desde 29/12/2007, em que o índice de erros + faltas pessoais de Yao foi de 11. Porém isso, foi a 1ª partida desde 09/04/2007, em que Yao teve uma pontuação maior do que os minutos que ele jogou.

O 1º arremesso vencedor de Nowitzki na NBA


Dirk Nowitzki (foto) deverá se lembrar de seu último arremesso na vitória por 95X93 sobre o Philadelphia mais do que qualquer um dos seus 6.233 arremessos anteriores em suas 798 partidas na NBA. Isso porque o arremesso final desta partida foi o 1º "buzzer-beater" vencedor dos 11 anos de carreira de Nowitzki na NBA!

Kobe & Bush: em 2º lugar, atrás apenas de English & Reagan


Kobe Bryant (foto) marcou 20 pontos na vitória do Lakers sobre o Cavaliers, levando para 17.340, o total de pontos de Kobe anotados em 602 jogos disputados durante o governo de George W. Bush, a 2ª maior pontuação por qualquer jogador da NBA durante um único governo presidencial. Kobe ficou a 83 pontos do recorde de 17.423 pontos marcados (em 642 jogos) de Alex English, durante os 8 anos de Ronald Reagan na presidência. Ok, para premiar o fim de um governo e o início de outro, está listado abaixo, os jogadores que marcaram as maiores somas de pontos na NBA, durante cada governo, desde o nascimento da NBA em novembro/1946:

- George Mikan/Harry Truman
- Dolph Schayes/Dwight Eisenhower
- Wilt Chamberlain/John Kennedy
- Wilt Chamberlain/Lyndon Johnson
- Kareem Abdul Jabbar/Richard Nixon
- Bob Mcadoo/Gerald Ford
- George Gervin/Jimmy Carter
- Alex English/Ronald Reagan
- Michael Jordan/George Bush
- Karl Malone/Bill Clinton
- Kobe Bryant/George W. Bush