18/04/2011

Calibrados nos arremessos de quadra

O Grizzlies converteu 55,2 % dos seus arremessos ao vencer o jogo 1 em San Antonio. Foi a 90ª partida de playoffs, jogando em casa, do Spurs desde 1998 (a era Gregg Popovich/Tim Duncan) e apenas a 2ª destas partidas em que o Spurs permitiu que uma equipe registrasse um aproveitamento de 55 % ou maior nos arremessos de quadra. No dia 30/05/2005, o Suns acertou 57,1 % dos seus arremessos ao vencer por 111X106 em San Antonio no jogo 4 das finais da conferência Oeste, mas o Spurs fechou a série no jogo seguinte e derrotou o Pistons na decisão do título da NBA.

1ª vitória nos playoffs para o Grizzlies

Zach Randolph (foto) marcou 25 pontos e Marc Gasol ajudou com 24 pontos para liderar o Grizzlies a uma vitória na abertura da série de playoffs em San Antonio, a 1ª vitória nos playoffs na história da franquia. O Grizzlies perdeu as 12 partidas de playoffs anteriores, a mais longa seqüência de derrotas na história dos playoffs na NBA. Randolph & Gasol anotaram 20+ pontos na mesma partida, cada um, somente uma vez durante a temporada regular: foi no passeio por 120X92 sobre o Kings, no dia 26/02/2011, a 2ª maior margem de vitória do Memphis em toda temporada.

Arremesso vencedor de Allen no final da partida

O arremesso de 3 pontos de Ray Allen (foto) com 11,6 segundos para o final da partida forneceu os pontos finais na vitória do Celtics por 87X85 sobre o Knicks. Allen é renomado como um dos maiores arremessadores na história da NBA - pela precisão e habilidade de decisão - mas o arremesso desta rodada marcou somente a 2ª vez em sua carreira como profissional que ele converteu um arremesso para colocar sua equipe à frente no placar nos últimos 24 segundos de uma partida de playoffs. A outra ocasião foi há 2 anos atrás, quando seu chute de 3 pontos com 2 segundos para o final da partida levou o Celtics a uma vitória por 118X115 sobre o Bulls no jogo 2 da 1ª rodada dos playoffs.

Final de semana de viradas na NBA

O Thunder derrotou o Nuggets no jogo 1 de sua série de playoffs apesar de ficar atrás no placar por até 13 pontos. O Oklahoma City foi a 5ª equipe na NBA durante o final de semana de abertura dos playoffs deste ano a conseguir uma vitória após superar uma diferença de 10+ pontos (se juntando a Chicago, Miami, Memphis e Boston). Em 82 partidas disputadas nos playoffs do ano passado na NBA, houve somente 11 jogos em que a equipe vencedora superou uma desvantagem de 10+ pontos.

Show de 2 jogadores

Kevin Durant (foto) anotou 41 pontos e Russell Westbrook ajudou com 31 pontos na vitória do Thunder por 4 pontos sobre o Nuggets. O Oklahoma City se tornou a 3ª equipe na história da NBA a ter um jogador marcando 40+ pontos e outro jogador contribuindo com 30+ pontos na partida inaugural dos playoffs. As outras equipes a iniciar os playoffs deste molde foram o Philadelphia Warriors em 1962 (43 pontos de Paul Arizin e 32 de Wilt Chamberlain contra o Syracuse) e o Celtics em 1973 (54 pontos de John Havlicek e 34 de Jo Jo White contra o Atlanta).

Reservas contribuem para a vitória do Hornets

Tão brilhante quanto Paul foi, o Hornets não teria vencido o jogo 1 sem as ajudas vindo da reserva de Aaron Gray (aproveitamento de 5-5) e Jarrett Jack (foto) (aproveitamento de 5-6). Ao todo, os reservas do Hornets converteram 16 dos 22 arremessos de quadra (72,7 %). Nos últimos 20 anos de playoffs na NBA, houve somente 2 outras partidas em que os reservas de uma equipe acertaram um aproveitamento tão alto como este enquanto converteram, no mínimo, 15 arremessos. O Bucks registrou um aproveitamento de 75 % dos arremessos de seus reservas em uma vitória sobre o Detroit no dia 29/04/2006 e os reservas do Suns registraram 74 % em uma vitória sobre o Lakers 7 dias depois.

Paul lidera o Hornets na vitória do jogo 1 em LA

Chris Paul (foto) deu um espetáculo nesta rodada onde seu Hornets derrotou o Lakers por 109X100 na partida inaugural da série de playoffs. Paul atingiu níveis de pontos (33), assistências (14) e rebotes (7) que foram alcançados somente 4 vezes em 3.272 partidas anteriores nos playoffs da NBA - e apenas pela realeza da NBA (Oscar Robertson por 2 vezes, Walt Frazier e Magic Johnson). E Paul foi o 1º jogador há alcançar estes números em uma partida disputada na quadra adversária.
E se vocês acreditam na história, vocês podem discutir que vencer o jogo 1 de uma série nunca pareceu tão importante. Primeiramente, Phil Jackson, como treinador, nunca perdeu uma série de playoffs na NBA, de qualquer duração, em que sua equipe venceu o jogo 1. Suas equipes têm um retrospecto de 48-0 nas séries após vencer o jogo 1. E caso isso não fosse suficiente para deixar o New Orleans avisado, o Hornets perdeu todas as 7 séries melhor de 7 partidas em que eles perderam o jogo 1.