23/04/2011

Bryant consegue outra partida com 30+ pontos, Gasol consegue sair da sua má fase

Kobe Bryant (foto) registrou sua 80ª partida nos playoffs marcando 30+ pontos onde o Lakers venceu em New Orleans, mas os fãs do Lakers devem estar mais empolgados com o despertar de Pau Gasol nos playoffs. Gasol anotou 17 pontos com um aproveitamento de 7-13 nos arremessos e igualou seu total de cestas de 3 pontos convertidas na temporada regular 2010/2011 (1). Gasol, que registrou média de 18,8 pontos/partida e converteu 52,9 % dos arremessos de quadra durante a temporada regular, marcou somente 8 pontos em cada uma das primeiras 2 partidas da série, enquanto acertou 21,1 % dos arremessos. O último jogador na NBA a anotar 8 pontos ou menos em cada um das primeiras 2 partidas nos playoffs após ter registrado média de, no mínimo, 18 pontos/partida durante a temporada regular foi Sam Cassell com o Nets nos playoffs em 1998.

3ª partida seguida de Crawford com 20 pontos vindo da reserva

Jamal Crawford (foto) anotou 23 pontos incluindo o arremesso de 3 pontos - com a ajuda da tabela - decisivo da partida com 5,7 segundos para o final na vitória do Hawks 88X84 sobre o Magic. Crawford não tem sido outra coisa se não consistente nos playoffs: ele marcou 23 pontos vindo da reserva no jogo 1 e 25 pontos no jogo 2. O último jogador da NBA a anotar 20+ pontos saindo do banco de reservas em cada um das 3 primeiras partidas de uma série de playoffs foi Manu Ginobili na 1ª rodada em 2008.

Allen & Pierce fazem história na NBA

Ray Allen (foto) converteu 8 arremessos de 3 pontos em 11 tentativas e Paul Pierce acertou 6 arremessos em 8 tentativas na vitória do Celtics em New York nesta rodada. O total de 14 arremessos de 3 pontos estabeleceu um recorde em uma única partida nos playoffs da NBA pela maior marca de arremessos de 3 pontos por 2 companheiros de time. O antigo recorde era de 12, alcançado em 5 partidas, com Pierce sendo parte de 2 destes pares (ambas as vezes com Antoine Walker) e Allen sendo parte de um deles (com Tim Thomas).

Rondo: não é seu "triple-double" comum

Rajon Rondo (foto) terminou com 15 pontos, 11 rebotes e um recorde do Celtics nos playoffs com 20 assistências na vitória do Boston por 113X96 sobre o Knicks no jogo 3. Apenas um outro jogador na história da NBA teve um "triple-double" nos playoffs em que registrou 20+ assistências. Foi Magic Johnson, que registrou isto em uma vitória sobre o Celtics em 1984 (com 21 assistências) e estabeleceu isto novamente 7 anos depois (20 assistências) em uma derrota para o Bulls.
As assistências de Rondo não eram nenhuma surpresa para o Knicks: ele registrou média de 16,7 assistências nas 3 partidas que ele disputou contra o New York durante a temporada regular. Foi a mais alta média de assistências por algum jogador contra alguma equipe da NBA nesta temporada (mínimo de 3 jogos) e a mais alta média que algum jogador já registrou em uma temporada contra o Knicks (mínimo de 3 jogos).
Rondo, a propósito, conseguiu o "triple-double" ao final do 3º período. Isto marcou a 4ª vez nas 3 últimas pós-temporadas que um jogador na NBA alcançou um "triple-double" antes do início do 4º período e Rondo foi o representante de todos os 4!